A REGIÃO
Entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, desde a Península de Tróia (Grândola), ao limite do concelho de Odemira, o Litoral Alentejano encontra-se estrategicamente situado entre a área Metropolitana de Lisboa e o Algarve.
Grândola está a uma hora de Lisboa. É o destino ideal se procura praias com areal a perder de vista. É a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, destacando-se Tróia, o estuário do Sado, a costa da Galé, o Carvalhal e a Lagoa de Melides.
Há que não perder as melhores praias: Melides, Aberta Nova, Galé, Pego, Carvalhal, Comporta, Troia.
A Serra tem grande valor ecológico. Coberta de manchas de sobreiros que se transformam em montados. É de onde sai uma das melhores cortiças do mundo.
Nas últimas décadas, o Litoral Alentejano solidificou-se como um destino turístico de excelência: Turismo equestre, turismo náutico, birdwatching, BTT, atividades de lazer e grandes eventos culturais, como os festivais de música de Sines e da Zambujeira do Mar.
Yoga, gastronomia alentejana, surf, canoagem, escalada, parques com animais, como o Badoca Parque, a 20 Mn do monte. Há cá de tudo e um pouco mais!
No capítulo gastronómico, é a capital do cozido! Mas há muito mais de tradição: pratos de caça, javali, borrego, porco e as açordas. Tudo temperado com as ervas aromáticas da nossa Terra. Os coentros, os oregãos, a hortelã, o poejo, o alecrim e o manjericão.
Não há como esquecer o pão, o azeite alentejano, o mel e os doces tradicionais.
Há que ter em conta e não perder, em Junho e Julho, a rota das tabernas. Todas as semanas há festa e as especialidades vivem-se em cada taberna. Aqui a tradição ainda é o que era mas, atenção, é preciso reservar. A feira de Agosto é o maior acontecimento gastronómico de Grândola. A maior feira franca do Alentejo conta com mais de 100 mil visitantes. Feira de artesanato, de animais, feira de tudo. A vila está em festa.
Aos fins de semana, não se pode perder as minas do Sousal e há que conhecer o museu e a história dos antigos mineiros. São eles mesmo que, ao almoço, nos dão mostras de cantares alentejanos, enquanto as refeições se fazem.
O nosso património alentejano, sentado à mesa, a 20 Mn do monte, a cantar para si. Basta reservar.
Há ainda muitos outros eventos no concelho:
Maio: as festas de Nossa Senhora da Penha;
Junho: torneio anual de jogos tradicionais;
Novembro: feira do chocolate.
No capítulo ambiental, a região conta com inúmeras áreas protegidas – Reserva Natural das Lagoas de Santo e da Sancha, Reserva Natural do Estuário do Sado, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – e sítios incluídos na Rede Natura 2000 – Estuário do Sado, Comporta-Galé e Costa Sudoeste, que se traduzem numa enorme riqueza na área da biodiversidade.
A Terra do Sempre criou parcerias com várias entidades para que possa conhecer a nossa região de uma forma diferente. Temos programas para conhecer a região, assim como para usufruir das nossas praias e da serra.
Veja em Experiências.
Contacte-nos, para mais informações.
PRAIAS
Consulte ou imprima o folheto, aqui.