A FAMÍLIA
Deixaram Cascais para trás e uma vida com três crianças, com três colégios, com muitas horas de trânsito por dia. Deixaram os amigos e a família na capital. Deixaram os seus projectos. Arquitectura e jornalismo. Juntos construíram a Terra do Sempre. Um monte que compraram em 2011, na serra de Grândola, a 8 km da vila.
A HISTÓRIA
Foi a avó que deu vida ao nome do logotipo. Ela é que o desenhou. Tantas vezes o escreveu que assim ficou. A avó, bisavó dos miúdos, lia um livro por dia e era daquelas avós que andava de calças de ganga e ténis e brincava no chão.
De pele muito branca, de olhos azuis.Tomou conta de um exército de crianças e ia ficar sozinha? “Foi a decisão mais feliz. Da vida dos nossos filhos. Aquela que nos vai fazer sorrir a vida toda!”
Mudámos todos juntos para o monte: o Bernardo, a Maria do Mar e a Alice. O nosso cão valentão que guarda o monte como um soldado, o Monday, tem nome de dia da semana porque foi mesmo numa segunda-feira que nos entrou no jipe, em pleno Alentejo, e nunca mais quis partir. Mais tarde, o gato Juba, que acha que é o rei da nossa selva… as galinhas que dão ovos de ouro e os burros Gil e Bernardino, homens do Norte que vieram ser felizes mais a Sul.
O Pedro é arquitecto. Desenha todos os dias e cozinha como se de um desenho se tratasse. Acrescenta-lhe a alma de quem gosta de estar em frente a um fogão, de quem gosta de pintar sabores. É ele que tem na cabeça ementas para uma família à mesa. E para quem se quiser juntar. É ele que não larga a guitarra se aparecer alguém para cantar.
A Bárbara é filha e neta de Jornalistas, tornou-se naquilo que ninguém lá em casa queria: jornalista. Trabalhou 17 anos como repórter na SIC. Sempre de caneta e papel por perto. Pronta para perguntar, responder e conversar.
Pronta para contar mais uma história aos mais novos e para planear mais uma peça de teatro, fantoches ou uma noite de cinema ao ar livre.
A Luisa e Gertrudes tomam conta da casa. São família. A Gertrudes vive no monte do lado, é a dona da quinta que mais parece um mini zoo…onde os animais são felizes e quase falam:) É aqui que as crianças vão em grupo, com os pais, entram nos cercados dos animais, dão comida aos patos, pegam ao colo nos coelhos, visitam as cabras anãs, os porcos vietnamitas, os gansos, as ovelhas… uma visita de ir e chorar por mais!
PROJECTO
Acreditam na educação ambiental. Que é preciso defender o planeta e que tudo o que plantam vão receber mais tarde, a dobrar.
Apostaram nos painéis solares e na água, também aquecida pela luz do sol.
Preocupam-se em tirar os produtos químicos de casa e por isso limpam a casa com produtos biológicos. A ideia é ensinar aos mais novos que o planeta precisa de mais atenção.
A Terra do Sempre é um turismo de histórias. Foram buscar as memórias de histórias que os fazem sonhar e que levam, qualquer um, de volta à infância. Histórias que querem preservar e guardar com um tesouro num sótão.
Em cada quarto vive um tema: “Alice”, “Peter Pan”, “E Viveram Felizes para Sempre”, “Romeu e Julieta”, “Mil e uma Noites”, e duas cabanas de madeira, em cima de estacas, onde vão morar o “Robin Hood” e o “Tom Sawyer”.
A Terra do Sempre está a 25 minutos do mar, de Melides, da Aberta Nova e do Carvalhal. A uma hora de Lisboa. Debaixo de um céu incrível. Where Life and Stories fall in Love.
SOMOS ECO
Têm painéis solares porque a EDP era mesmo só um extra, a água é aquecida pelo sol, gostam de poupar porque o Planeta é de todos. Os ovos são de ouro porque as galinhas correm felizes e não há televisões nos quartos porque há livros, há histórias e há tempo…mas há um baú na sala cheio de filmes…basta trazerem computador! Aqui há tempo para ver as estrelas, tempo para baloiçar na rede, tempo para ser feliz. Fazem separação de lixo, fazem compostagem, e muito mais hão de fazer. Grão a grão.